segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Adolescência

Tal como prometido, hoje iniciam-se as publicações sobre a Adolescência. Ao longo de toda a semana serão abordados temas como a amizade, a família, a alimentação, a sexualidade, entre muitos outros. Estaremos ao teu dispor para esclarecer todas as tuas dúvidas! :D


Mas, afinal, o que é a Adolescência?


“A palavra adolescência tem origem no verbo latim adolescere, que significa crescer, ou crescer até a maturidade, resultando em transformações de ordem social, psicológica e fisiológica”


A Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais.
Não se pode definir com exactidão o início e fim da adolescência, no entanto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade.
Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas. É neste período que o corpo se desenvolve fisicamente e mentalmente. Esta não deve ser confundida como sinónimo da adolescência, uma vez que a puberdade faz parte da mesma.

1 comentário: