Adaptar-se à sua nova imagem. O adolescente sofre transformações físicas significativas, às quais se tem de habituar de forma progressiva.
Ajustar-se à sua nova capacidade mental. Graças às suas novas capacidades intelectuais, o jovem inicia uma análise dos feitos de modo mais abstracto e maduro.
Lidar com as exigências escolares. No âmbito das matérias de estudo, o adolescente adquire conceitos cada vez mais complexos. Como tal, este deve estar preparado para os assimilar e para responder com maturidade à análise e exposição das matérias.
Avançar no repertório verbal. A fim de exprimir por palavras o seu pensamento, cada vez mais complexo, o jovem tem de adquirir mais elaborado.
Adquirir uma identidade pessoal. O jovem, não estando satisfeito com uma identidade associada à família, necessita de afirmar a sua individualidade.
Estabelecer metas vocacionais. O adolescente deve procurar definir o tipo de profissão desejada, a fim de determinar a escolha do tipo de estudos.
Afirmar a sua independência em relação aos pais. O jovem precisa de afirmar a sua independência psicológica e emocional dos pais, o que origina, geralmente, confrontos entre estes e os filhos.
Estabelecer relações de amizade sólidas. É muito importante para o adolescente que este se integre num grupo e que aprenda a conviver naturalmente com os membros do sexo oposto.
Aprender a controlar a sexualidade. Nesta etapa da vida, o jovem tem de tomar várias decisões importantes referentes à sua conduta sexual.
Abraçar um estilo de vida correcto. Os ensinamentos dos pais são um ponto de partida, mas não são suficientes. O jovem deve, por isso, fundamentar os seus próprios valores em princípios seguros e firmes e adquirir um novo estilo de vida de pessoa responsável e adulta.
Controlar os seus impulsos e exercer maturidade de conduta. O adolescente deve procurar adquirir capacidades para controlar os seus impulsos.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Os Desafios da Adolescência
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário