quarta-feira, 28 de abril de 2010

Proteger o corpo - métodos contraceptivos

Contracepção, o que é?

Conjunto de métodos utilizados para provocar, durante um certo período, a infecundidade no homem ou na mulher. Esses métodos podem ser:

-naturais;
-físicos;
-químicos;
-cirúrgicos.

Métodos naturais - são assim chamados porque não existe realmente alguma coisa que impeça a gravidez, são um conhecimento que a mulher tem do seu corpo que lhe permite saber qual o seu período fértil e durante esse período não ter relações sexuais. Estes métodos são:



Método do calendário
Baseia-se no cálculo do período fértil da mulher e na abstenção durante esse período, no entanto, diferentes factores como o stress, podem atrasar ou antecipar a ovulação, alterando assim o cálculo correspondente ao período fértil.



Método do muco servical
Consiste na medição do comprimento do muco serviçal ao longo do ciclo ovárico, durante a ovulação o muco serviçal atinge o seu comprimento máximo (15-20 cm), nessa altura o casal não pode ter relações sexuais. Diferentes factores como infecções vaginais e medicamentos podem afectar o padrão normal de secreções da mulher, alterando assim a detecção do período fértil.



Método da temperatura
Consiste na medição da temperatura todos os dias e à mesma hora. Durante a ovulação detecta-se uma acentuada descida de temperatura, durante esse período que o casal deve abster-se de relações sexuais. Este método não é muito seguro porque há vários factores que podem alterar a temperatura basal do corpo da mulher.






Métodos físicos - são assim chamados porque impedem fisicamente o encontro do oócito e do espermatozóide, dividem-se em:



Preservativo
Método que consiste na colocação de um pequeno “saco” impermeável que vai impedir os espermatozóides de encontrar o oócito. No caso do preservativo masculino, este coloca-se no pénis quando este está erecto, no caso do preservativo feminino é colocado na vagina. Este é o único método que impede a propagação de doenças sexualmente transmissíveis. O preservativo feminino é mais seguro que o masculino, este último pode romper durante o acto sexual, no entanto o preservativo feminino não é comercializado em Portugal.


DIU
Ou dispositivo intra-uterino consiste numa pequena peça de plástico que é inserida no útero, impedindo a fixação do oócito. A colocação deste dispositivo é feita por um médico e tem um prazo de validade de 5 anos. Se mal colocado, pode provocar inflamações.


Diafragma
É uma membrana de borracha que é colocada na vagina bloqueando a entrada de espermatozóides. Pode ser utilizado durante 1 a 3 anos e não interfere com o acto sexual. Por outro lado, há algum risco de infecções e verificou-se que algumas mulheres são alérgicas.




Métodos químicos - assim chamados porque libertam hormonas que impedem a fecundação. Estes métodos dividem-se em:


Contraceptivo hormonal injectável
Consiste em injecções de 3 em 3 meses de hormonas femininas (progesterona e estrogénio) que impedem a ovulação. São muito eficazes e eduzem o risco de infecções e cancro. Como efeitos secundários podem provocar: enxaquecas, perda de cabelo e aumento de peso.


Pílula e minipílula
É um método contraceptivo oral que consiste, tal como o contraceptivo hormonal injectável, na toma de hormonas femininas que vão impedir a ovulação. A diferença entre a pílula e a minipílula é que a segunda tem quantidades muito baixas de progesterona e por isso é mais falível. Como efeitos secundários temos: aumento do peso, enxaquecas, retenção de líquidos, entre outros e nem todas as mulher podem tomar.

Adesivo contraceptivo Tem a mesma função da pílula, só que em vez de ser tomado, é colado na pele e posteriormente vai absorver as hormonas. Os efeitos secundários são os mesmos que os da pílula acrescentando que o adesivo pode sair facilmente, o que o torna mais falível.



Implante contraceptivo
Corresponde a uma pequena cápsula que é inserida sob a pele do braço e que liberta hormonas femininas que vão impedir a ovulação. Podem durar até cinco anos. Pode causar: dores de cabeça, náuseas e instabilidade no ciclo menstrual.




Espermicidas
Gel ou creme que é introduzido na vagina antes do acto sexual e que destrói ou incapacita os espermatozóides. Não é muito eficaz e pode causar alergias.



Métodos cirurgicos - são métodos definitivos que são realizados por um médico e podem ser femininos ou masculinos.



Vasectomia
Consiste numa intervenção cirúrgica ao homem, na qual se retira uma porção de cada canal deferente, impedindo assim que os espermatozóides saiam dos testículos, continua a produzir-se esperma mas este não tem espermatozóides e por isso a eficácia é de praticamente 100%.


Laqueação de trompas
Consiste numa intervenção cirúrgica à mulher, em que o médico dá um nó nas trompas de Falópio fazendo com que seja impossível a saída dos oócitos dos ovários. A eficácia deste método é de 100%.

Sem comentários:

Enviar um comentário