quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Amizade




“A amizade para os adolescentes – segundo eles mesmos – está entre as coisas mais importantes do seu mundo”
Para Adolescentes e Pais

A amizade é um sentimento recíproco de simpatia e afeição que implica uma necessária complementaridade entre duas pessoas mas também uma certa semelhança. O jovem procura reencontrar-se no outro e obter gratificação: escolher um amigo é também ser escolhido, ser preferido, reconhecido no seu valor e na sua pessoa, o que é primordial na procura identitária.
A amizade protege contra o risco de se sentir desvalorizado e de se depreciar. Os amigos dão um novo sentido à vida do adolescente, ajudando-o inclusive a construir um novo universo de valores e a reconstruir-se e reestruturar-se depois das perturbações que sofreu. Acreditando ter perdido o apoio da família, é junto deles que o jovem encontra conforto e apoio. Com a sua presença, a sua qualidade de ouvinte, compreensão e disponibilidade vão dar-lhe a aprovação que deixou de encontrar nos pais.






  • O que Caracteriza a Amizade?

    As amizades entre os jovens possuem um conjunto de características particulares:
    Ø Intimidade – conhecimento profundo do outro (personalidade, angústias, inquietações). Este conceito remete para a partilha recíproca dos sentimentos e para o facto de cada um informar o outro de tudo o que é relativo à sua vida.
    Ø Sensibilidade – na origem da partilha e da escuta está a sensibilidade aos desejos e necessidades dos outros, constituindo, por isso, um dos fundamentos da intimidade.
    Ø Semelhança e Complementaridade – estas duas características observam-se nas atitudes e nos gostos que os adolescentes têm em comum: linguagens, música, vestuário, entre outros. Permitem reconhecerem-se um no outro, induzindo um clima de segurança e de confiança, o qual é desejado pelo jovem.
    Ø Estabilidade – esta característica permite a distinção entre a amizade e a amizade da simples “camaradagem” e é mais acentuada nas raparigas que nos rapazes, sendo acompanhada pela limitação do círculo de amigos.


1 comentário: