A existência de amigos imaginários é frequente em crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos. É nesta fase que um mundo de fantasia aparece paralelamente ao mundo real, invadindo as mentes destas crianças.
Os amigos imaginários podem aparecer de dois modos: amigos invisíveis e objectos personificados (pode ser um brinquedo com o qual a criança interage como se fosse um humano). "Um amigo imaginário pode ser qualquer coisa, e até não ser nada de concreto - simplesmente estar ali, para a criança".
No entanto, este não é um factor com que nos tenhamos de preocupar excessivamente, pois é algo absolutamente normal. Este novo mundo de super-heróis, os monstros, fadas e outros seres, ajuda as crianças a crescer e a desenvolver as suas emoções e criatividade visto que estes “amigos” irão ajudar a criança a melhor expressar os seus sentimentos.
Um amigo imaginário traz diversas vantagens para a criança, pois é alguém que está sempre disponível para brincar, que gosta de todas as ideias, que coopera e nunca lhe tira os brinquedos. Estes “amigos” são ainda usados para que a criança se livre de sentimentos negativos, lidando com eles, ou ainda para atirar as culpas de um erro para cima deles.
Podem aparecer em momentos de stress ou de ansiedade, como por exemplo, quando um amigo muda de escola ou vai morar para outra cidade, e então a criança pode substituí-lo por um amigo imaginário.
Nestas situações de stress, de grandes mudanças, ou perdas importantes, como um divórcio, ida para uma casa ou escola novas, a perda de um ente querido, ou o nascimento de um irmão, a criança, por não encontrar suporte para enfrentar sozinha o problema, arranja um "amigo invisível", ou "imaginário". É importante salientar que são as crianças mais sensíveis e inteligentes que desenvolvem este tipo de recurso.
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