sábado, 22 de maio de 2010

Idade dos Porquês!

As crianças são naturalmente curiosas, estas acreditam que os seus pais e professores conhecem tudo acerca do Mundo. É, normalmente, por volta dos três e quatro anos de idade que as crianças despertam a curiosidade sobre como acontecem as coisas.
Fazer perguntas e ouvir cuidadosamente as respostas é essencial para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Assim, é importante que o adulto questionado tenha paciência e responda a todas as perguntas de modo a ajudar o mais novo a esclarecer todas as suas dúvidas. Se a criança é interrompida pelos adultos no momento em que os questiona poderá perder o interesse e a vontade de descobrir coisas novas, prejudicando o seu processo de aprendizagem por medo ou insegurança.
Toda esta curiosidade ocorre devido à construção da própria identidade, quando a criança passa a descobrir-se, a ter noção do próprio “eu” e da importância da sua existência. A partir desta descoberta a criança começa a entender os factos à sua volta dando mais importância a como tudo acontece, isto é, os respectivos porquês. Muitas vezes as crianças abordam-nos questionando um porquê atrás do outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário