domingo, 23 de maio de 2010

A chegada de um novo irmão


O nascimento de um novo irmão, um novo filho, é um acontecimento que gera múltiplos sentimentos, emoções. Nesta fase de entusiasmo muitas perguntas são levantadas. Será que o irmão mais velho terá ciúmes? Como devem reagir os pais?
O facto que mais preocupa os pais é como preparar uma criança para a chegada do novo irmão. Os pais devem estar conscientes que a criança mais velha poderá sentir ciúmes, pois em alguns momentos poderá pensar que está a ficar para segundo plano.
Para facilitar a aceitação do novo membro da família que está prestes a nascer, os pais devem explicar a gravidez, o nascimento e os cuidados e atenção que o novo membro da família irá necessitar.
Devido ao cuidado mais intenso que o recém-nascido necessita o irmão mais velho poderá sentir ciúmes ,pois sentir-se-á afastada, renegada, e até inferiorizada. De forma a adaptar a criança a esta nova situação os pais devem tentar integra-la ao máximo nas actividades e cuidados prestados ao bebé, como por exemplo deixando que esta participe na escolha da decoração do quarto ou da roupa do bebé.

Sem comentários:

Enviar um comentário