sábado, 1 de maio de 2010

Obesidade na adolescência

A obesidade na adolescência tem grande importância não só pela frequência com que ocorre (cerca de 10%-15% dos adolescentes são obesos), mas também pela sua relação com a obesidade e outras doenças crónicas da idade adulta.
Durante a adolescência, a percentagem de gordura corporal aumenta até 17-18% nos rapazes e 27-28% nas raparigas.
As crianças obesas tendem a iniciar e a terminar a adolescência mais cedo que o normal.
A obesidade define-se como um aumento da quantidade de energia armazenada como gordura, ou de uma maneira mais simples, somos obesos quando o peso é 20% superior ao esperado. A obesidade varia de pessoa para pessoa e depende de vários factores, entre os quais, a idade, o sexo, o estado de saúde, a herança genética e o ambiente.
Os adolescentes obesos tendem a sentir-se deprimidos, devido ao facto de na nossa sociedade existir o ideal – magro/a. Muitos deles são discriminados e postos de lado apenas por causa do seu aspecto físico.
A obesidade afecta todos os sistemas orgânicos e comporta uma série de riscos:
• Maior risco de hipertensão arterial, diabetes e hipercolesterolemia.
• Maior risco de mortalidade por doença cardiovascular, acidente vascular cerebral, cancro e patologia digestiva;
• Alterações da função pulmonar;
• Maior incidência de infecções na pele;
• Maior frequência de lesões no esqueleto.


É muito difícil prevenir ou tratar a obesidade de maneira eficaz. Cerca de 85% dos indivíduos voltam ao seu peso anterior ao tratamento.
O tratamento da obesidade baseia-se num plano dietético e de exercício físico para manter o peso ideal e obter um crescimento correcto, além de um imprescindível apoio afectivo:
• Exercício físico: deve ser aérobico (andar, correr, pedalar, nadar) e diário, de preferência praticado em grupo e vigiado;
• Dieta: a dieta não tem de ser hipoproteica e deve combinar diferentes alimentos para a tornar mais apetecível. É aconselhável comer com moderação e com calma.
Não se deve fazer uma dieta hipocalórica extrema, nem se pode pretender perder peso rapidamente, pois trata-se de uma fase de desenvolvimento. Em casos extremos, a obesidade pode conduzir à anorexia nervosa.
Atenção, esta deita deve ser acompanhada por um nutricionista.

A Dieta

É preciso conseguir uma alimentação equilibrada e com as calorias necessárias para a idade. Por isso a dieta deve incluir alimentos de cada um dos grupos de alimentos: cereais – legumes, frutas – verduras, lácteos e carne – peixe – ovos.
Devem evitar-se todos os alimentos de escasso valor nutritivo e ricos em calorias excessivas e, em geral, é preciso reduzir o consumo de gorduras e hidratos de carbono de absorção rápida.
Damos-te agora alguns conselhos:
• Evita comer entre as refeições. As refeições durante o dia devem ser: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar, com um suplemento de fruta a meio da manha. É extremamente proibido comer enquanto se vê televisão.
• Evita beber refrigerantes e em especial bebidas açucaradas. As bebidas permitidas são: água, leite e sumos de fruta natural;
• Alimentos proibidos: chocolate, doces, pastéis, biscoitos, bolos, gelados, pastilhas elásticas, frutos secos e fritos em geral.





Importância do exercício físico

O teu corpo movimenta-se pouco. Ao longo do dia passas muitas horas sentado, nas aulas ou em casa. Por isso necessitas de praticar alguma actividade física que te permita exercitar as diferentes partes do corpo, sobretudo agora que estás a crescer.
O exercício físico é uma excelente actividade. Graças a ele os teus músculos, articulações e todos os órgãos internos, em geral, poderão beneficiar do movimento. Além disso, o teu estado de alma também vai melhorar.
O exercício físico, enquanto actividade saudável, deve estar adequada a cada etapa da vida das pessoas e deve praticar-se de forma a que seja:
• Progressivo: a actividade física deve aumentar pouco a pouco;
• Regular: Faz exercício ao longo de toda a semana, em várias sessões com uma duração semelhante;
• Moderado: o exercício físico não deve prejudicar o organismo.
O exercício físico progressivo, regular e moderado tem um efeito muito positivo no nosso estado de saúde. E, alem de ser um hábito benéfico, é uma óptima forma de te divertires.







1 comentário: