segunda-feira, 17 de maio de 2010

Diferentes tipos de choro


A mãe após chegar da maternidade poderá sentir-se angustiada e por vezes desesperada, pois sente que não está preparada para responder às atitudes do seu filho, tais como o choro. As dúvidas apoderam-se da mesma e esta questiona-se sobre os comportamentos do bebé.
A primeira forma de comunicação do bebé com o mundo é o choro. É a forma mais poderosa e eficaz de conseguir chamar a atenção dos outros para o que o mesmo está a sentir. O bebé chora não somente porque está com fome ou dor, chora para demonstrar que algo o incomoda. Nos primeiros momentos o choro do bebé parece indistinguível, no entanto, esta é uma fase em que a criança e a mãe se estão a conhecer e ao fim de algum tempo, a mãe conseguirá identificar e distinguir as suas atitudes e a razão das mesmas.
A capacidade para entender o choro da criança é um desafio que engloba uma mistura entre intuição, conhecimento e percepção por parte da mãe. A tranquilidade é uma característica essencial numa mãe. Se a mãe se sentir desesperada o bebé ficará tenso e intranquilo pois sente o que a mãe está sentindo.
Muitas vezes o simples acto de a mãe segurar a criança, falar com ela, é suficiente para que esta se acalme. Contudo, é preciso ter em conta que cada bebé reage de modo diferente.
Quando um bebé começa a chorar devem ser equacionadas as várias causas prováveis do choro, como por exemplo: fome; cólicas; estar sujo ou molhado; roupa desconfortável; sono ou cansaço; frio ou calor e excesso de estímulo. Caso todos estes aspectos tenham sido verificados, o desconforto emocional como a falta de atenção e insegurança podem ser os motivos.
Existem diferenças entre os vários tipos de choro do bebé que permitem que estes sejam interpretados de modo a atender as necessidades do mesmo. Porém, é importante não esquecer que todos os bebés são diferentes, pelo que também o seu choro vai variar.


Sem comentários:

Enviar um comentário