quinta-feira, 13 de maio de 2010

Necessidades

Para que nos sintamos bem com nós próprios precisamos de satisfazer as nossas necessidades. Na pirâmide das necessidades desenvolvida por Abraham Maslow há três níveis de necessidades. Na base estão as necessidades básicas, no centro as necessidades psicológicas e no topo a necessidade de realização pessoal. Para que um indivíduo atinja o bem-estar e o topo da pirâmide é preciso que todos os patamares abaixo estejam realizados.

· Necessidades fisiológicas: são estas necessidades que estão na base da pirâmide. A fome, a sede, o sono, o evitamento da dor são vitais para que haja um equilíbrio interno do organismo. Assim sendo, o comportamento humano é dominado pela satisfação dessas necessidades: só se sente necessidade de segurança se as necessidades fisiológicas estiverem saciadas. Daí que uma pessoa esfomeada arrisque a vida para comer.

· Necessidades de segurança: todo o indivíduo depois de satisfazer as necessidades fisiológicas procura sentir-se protegido e seguro relativamente a possíveis situações de perigo. Este procura dispor de um ambiente estável sem sentir necessidade de protecção em caso de medo ou ansiedade. A necessidade de afiliação só é atingida se o patamar da segurança for preenchido.

· Necessidades de afiliação: esta necessidade está relacionada com o desejo de o indivíduo estar com os outros e ser aceite pelos outros. É a necessidade de dar e receber afecto, amor e confiança. Esta necessidade revela-se na procura de fazer parte de grupos: família, amigos, trabalho.

· Necessidades de estima: as necessidades de estima correspondem à necessidade de se sentir estimado e respeitado. Segundo Maslow, a auto-estima dependeria em grande parte da satisfação desta necessidade. A necessidade de se sentir útil e competente dependeria das necessidades de estima. Os sentimentos de autoconfiança são desenvolvidos pela satisfação das necessidades de estima, a frustração pode dar origem a sentimentos de inferioridade.

· Necessidades de auto-realização: segundo Maslow, a necessidade de auto-realização é a necessidade que cada um tem de realizar o seu potencial “tornando-se em tudo aquilo em que uma pessoa é capaz de se tornar”. Porém, só existe motivação de necessidade de realização se os restantes níveis abaixo estiverem preenchidos e saciados. As necessidades de auto-realização manifestam-se pela necessidade de cada um:

Ø Concretizar as suas potencialidades;

Ø De atingir a sua realização pessoal;

Ø Conseguir obter êxito e sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário