sábado, 22 de maio de 2010

Obesidade infantil


A obesidade infantil surge como uma doença da actualidade, ou seja, que só nos últimos anos recebeu uma notória importância.
A grande importância que agora se dá a esta doença relaciona-se com os resultados das estatísticas efectuadas a partir de 1980 em todos os países europeus e à influência que esta enfermidade tem noutras doenças, quer isto dizer, ao aumento muito considerável da taxa de outras doenças em quem possui esta patologia.
Podemos afirmar que cerca de 20 % da população europeia é obesa, onde devemos de colocar em destaque os números preocupantes que envolvem as crianças (taxa de crescimento desta doença é de 400000 crianças por ano).
Portugal é um dos países que se encontra na cauda da Europa no que toca a prevalência desta da obesidade em crianças, visto que 30% das crianças, entre os 9 e os 16 anos, apresentam excesso de peso e mais de 10% são obesas.
Estudos recentes mostram que o excesso de peso é um dos factores mais importantes no aparecimento de novas patologias, que em casos extremos poderão levar à morte.
Por conseguinte, a prevenção e o tratamento da obesidade infantil constituem uma prioridade em matéria de saúde pública.
A obesidade encontra-se particularmente ligada aos maus hábitos alimentares e aos baixos níveis de actividade física. Na origem da obesidade, tem particular relevo a alteração dos padrões de comportamento alimentar, donde podemos constatar que a ingestão de alimentos com cada vez mais calorias, açucares, gorduras e também o excesso de sal que muitas vezes é esquecido, a par disto ocorre a redução no consumo de cereais, hortaliças, ou seja aumento do consumo do chamado “fast food” em detrimento da dieta mediterrânica.
Assim uma alimentação saudável aliada à prática regular de actividade física são as contundentes mais importantes no combate à obesidade.  
 

Sem comentários:

Enviar um comentário