quarta-feira, 19 de maio de 2010

A importância do jardim-de-infância

O desenvolvimento de uma criança é realizado com base em estímulos, que serão ainda mais vantajosos no crescimento a nível social e psicológico emocional, motor, cognitivo e físico/estético da criança se potenciados por um local que desenvolva tais características.

Deste modo surgem os jardins infantis, como um local que poderá potenciar um desenvolvimento em harmonia da criança. Aqui a criança poderá ter acesso a experiências gratificantes e enriquecedoras diferentes das que teria num outro ambiente, por exemplo em casa.

Assim os jardins-de-infância surgem como uma primeira separação da criança com os pais ou com o meio que a rodeia. A criança fará também uma separação no que toca ao contexto físico e à rotina que leva anteriormente.

Esta é uma fase complicada e delicada para a criança, onde a presença das pessoas mais próximas da criança serão de grande importância neste processo de transição de modo a diminuir e minimizar ao máximo o sofrimento da criança no que toca ao processo de adaptação a esta nova realidade.

A criança poderá sentir uma panóplia de emoções tais como insegurança, desconforto, medo, receio, e tristeza pois pode sentir-se sozinha, abandonada e posta de parte. Para expressar estas sensações a criança poderá gritar, chorar, atirar objectos, ou mesmo sentir-se apática e retrair-se nas actividades criadas no espaço onde se encontra.

Deste modo, podemos afirmar que a presença da criança num jardim infantil será benéfica para a mesma. O jardim-de-infância tem a função de despertar a curiosidade e o interesse, onde a mesma se encontrará envolvida por um ambiente rico em estímulos e oportunidades de agir, relacionando-se, socializando com outras crianças e adultos o que promoverá o seu crescimento pessoal e social.

Sem comentários:

Enviar um comentário