quinta-feira, 6 de maio de 2010

A cultura

O peso dos anos depende do significado que cada um lhe atribui. Para alguns de nós, a palavra “idoso” é sinónimo de sabedoria e experiência a todos os níveis, por exemplo, em África uma pessoa idosa é muito respeitada porque têm um conhecimento profundo sobre vários assuntos e transmite-os aos mais novos. Todavia, nas sociedades ocidentais, devido ao aumenta da esperança média de vida, o idoso é normalmente associado a conceitos, tais como, inactividade, doença e assexualidade.

A verdade é que a actual sociedade não está preparada para encarar o processo de envelhecimento e cada vez mais as pessoas procuram tratamentos para parecer que têm menos “aninhos”, mas todos nós chegaremos, inevitavelmente, a esta etapa do ciclo biológico e, por isso, temos que respeitar os mais velhos, pois eles são um espelho do que todos iremos ser um dia.
A evolução da espécie humana vai do nascimento, crescimento, maturação à finitude da vida, passando por mudanças que duram alguns anos, as faixas etárias, e alternam entre constantes opostos entre o novo ou velho, belo ou feio.

Sem comentários:

Enviar um comentário