Brincar é mais do que uma simples actividade lúdica, esta acção serve para estimular habilidades características de cada fase do desenvolvimento infantil. Ao brincar, as crianças, desenvolvem competências intelectuais e motoras que as ajudam no seu crescimento.
Para tal, é necessário escolher um brinquedo que seja adequado à faixa etária de cada criança.
0-12 Meses
Nesta idade os brinquedos mais adequados são mobiles coloridos, estes são um estímulo calmante e importante para o bebé. Gostam também de chaves coloridas, rocas e bolas com guizos. É importante verificar se os decibeis emitidos por estes brinquedos não são excessivos e se não há o risco de se soltarem pequenas peças.
1 Ano
Nesta fase as crianças divertem-se com brinquedos falantes, que emitem sons quando se pressiona determinado botão e que estimulam a curiosidade pela relação causa/efeito. Gostam também de bonecos de plástico de cores coloridas, contudo é importante ter em atenção os materiais, pois estarão em contacto com a boca da criança.
2 Anos
Para crianças com dois anos de idade adequam-se os puzzles, pois estes favorecem a concentração e motricidade fina (destreza das mãos) da criança. Agradam-lhes também brinquedos em que ao carregar um botão se acende uma luz ou aparece algo e apreciam objectos musicais.
3 Anos
Para esta faixa etária são apropriados conjuntos de pintura, tintas e lápis que estimulam a criatividade e desenvolvem a imaginação da criança. Outros brinquedos adequados são as bonecas, carinhos, cozinhas e réplicas de animais domésticos ou selvagens.
4-5 Anos
Nestas idades as crianças optam por jogos de representação do dia-a-dia que ajudam a simular a vida familiar e social das mesmas. Outra preferência destas crianças são os triciclos e bicicletas, é importante incentivar a crianças a cumprir regras de segurança como o uso de capacete.
6-8 Anos
Neste período o mais ajustado são os jogos de construção, estes estimulam o espírito inventivo e a reprodução do mundo real. Os livros são também essenciais nesta fase de desenvolvimento da criança.
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