terça-feira, 4 de maio de 2010

O que acontece no processo de envelhecimento?

Ninguém sabe ao certo como e por que razão as pessoas apresentam alterações à medida que envelhecem. Algumas teorias afirmam que o envelhecimento é provocado pela acumulação de lesões causadas pelos raios ultravioletas, pelo “desgaste e deterioração” do organismo, entre outras causas. Outras pessoas vêem o envelhecimento como um processo pré-determinado que é controlado geneticamente.
A maioria dos gerontologistas acredita que o processo de envelhecimento é o efeito cumulativo da interacção de várias influências no decorrer da vida. As situações que afectam o envelhecimento englobam hereditariedade, meio ambiente, influências culturais, exercício físico, entre outros factores.
Apesar de haver alterações tipicamente relacionadas com o envelhecimento, elas acontecem a velocidades e com extensões diferentes.
As modificações provocadas pelo envelhecimento podem ser observadas em todas as células, tecidos e órgãos do corpo e afectam o funcionamento de todos os sistemas do organismo.
As células, com o processo de envelhecimento, tornam-se maiores e perdem a capacidade de se dividirem e de se reproduzirem e algumas delas perdem a capacidade funcional ou começam a funcionar de maneira anormal.

Sem comentários:

Enviar um comentário