quinta-feira, 13 de maio de 2010

Maturação

Muitos pensam que a maturidade chegando a adultos é logo atingida, mas a maturidade não é algo de estático, ela vai sendo adquirida a partir da transição para adulto. Assim, a vida adulta é uma fase evolutiva. A maturação envolve tudo o que o jovem passa na transição: a busca da autonomia, a estabilização, o porquê de existir…

A pessoa está sempre a crescer, a auto-actualizar. Esse crescimento e dinamismo trata-se da evolução rumo à maturidade. A maturação de um indivíduo apresenta, segundo Maslow, catorze características:

1. Maior eficiência na percepção da realidade e relações mais confortáveis com o mesmo;

2. Aceitação (do eu, outros, natureza, …);

3. Espontaneidade, simplicidade, naturalidade;

4. Focalização em problemas;

5. A necessidade de privacidade;

6. Independência da cultura e do ambiente;

7. Novidade contínua nas apreciações;

8. Experiência mítica;

9. Sentimento social;

10. Relações interpessoais;

11. Carácter de estrutura democrática;

12. Distinção entre meios e fins, entre bem e mal;

13. Senso de humor não hostil;

14. Criatividade;

Alport seguindo a perspectiva de Maslow considera que a maturação encontra-se na capacidade para sair de si próprio e alargar a fronteira do seu eu aos outros. O que significa que o indivíduo maduro deve ter preocupação com os outros. Assim, a maturidade envolve que seja necessário não pensar unicamente nos interesses e preocupações pessoais. Ao tornar-se maduro o indivíduo possui uma percepção realista das suas capacidades e tarefas que tem de realizar, para tal precisa de se auto-aceitar, evitando reacções extremas e desproporcionadas. Nisto tudo, o sentido de responsabilidade é importante que esteja presente “pois a única forma de continuar a vida é ter uma tarefa para completar”. Tal que, Alport pressupõe que o lema que acompanha a pessoa no caminho para a maturidade, que a torna capaz de perceber e rir com as suas contradições é conhecer-se a si próprio. Subentendendo assim uma filosofia unificadora da vida, que se manifesta de diferentes formas: teórica, económica, estética, social, política, religiosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário