sábado, 29 de maio de 2010

Bullying

Bullying



   O bullying é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão (psicológica ou verbal) de forma intencional e repetida e que ocorre sem motivação evidente. Infelizmente é algo que acontece com alguma frequência no nosso país. Pode ocorrer em vários contextos:



No local de trabalho – é também chamado de bullying adulto e é caracterizado por uma intimidação regular e persistente que acaba com confiança e integridade da vítima. E é frequentemente aceita ou mesmo encorajada como parte da organização.



Entre vizinhos - é uma forma de intimidação que pretende que a vítima fique tão desconfortável que acabe por mudar de casa. Estas intimidações podem ser: barulho excessivo para perturbar o sono e os padrões de vida normais ou fazer queixa às autoridades por incidentes menores ou forjados.



Entre países- caracteriza-se por uma intimidação por parte de um país mais desenvolvido a um país menos desenvolvido. Essas intimidações podem ser feitas com: o uso de força militar, ameaçando que a ajuda e doações não serão entregues ou não permitindo que o país menos desenvolvido se associe a uma organização de comércio.



Militar – realiza-se no exército por parte de soldados mais velhos e experientes para mais fracos e inexperientes. As vítimas são alvo de violência física e são obrigados a realizar actos humilhantes. Em alguns países considera-se que esses comportamentos ajudam a construir o carácter e a resistência dos soldados e por isso são tolerados e mesmo exaltados como “ritos de passagem”.



Na escola - é o mais frequente entre adolescentes, pois a escola é um local onde há muita concentração destes. Mais especificamente realiza-se em locais com supervisão adulta mínima ou inexistente. Não está restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.




O bullying pode dividir-se em duas subcatgorias:


-Bullying directo, mais comum entre os agressores do sexo masculino. Caracteriza-se por agressões físicas ou psicológicas directas.



-Bullying indirecto, mais comum entre os agressores do sexo feminino e crianças pequenas. Caracteriza-se por comportamentos por parte dos agressores, ou bullies, que levam ao isolamento social da vítima. Estes comportamentos podem ser: espalhar comentários negativos, criticar ou intimidar quem se relaciona com a vítima.



 
Efeitos do Bullying

     O bullying pode ter efeitos muito negativos sobre as vítimas consoante sua duração e intensidade. Exemplos destes efeitos sobre as vítimas:



• Ansiedade


• Sensibilidade a determinadas brincadeiras


• Perda de auto-estima


• Tristeza e irritação


• Medo de expressar emoções


• Problemas de relacionamento


• Abuso de drogas e álcool


• Auto-mutilação e mesmo suicídio (bullycídio)
      
    
     Os ambientes onde ocorrem o bullying, nomeadamente as escolas, também sofrem as consequências deste. Quando não existe uma intervenção adequada por parte da escola, todos os intervenientes no espaço escolar são afectados negativamente levando a que estes experimentem sentimentos de ansiedade e medo, originando: desrespeito pelos professores, elevado número de faltas, porte de armas por parte das crianças/adolescentes com o objectivo de se protegerem, entre outros.
     O fim da violência na escola passa pela educação na escola e divulgação pelos meios de comunicação social e pela tomada de medidas pelas entidades competentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário