quinta-feira, 6 de maio de 2010

Solidão nos Idosos

Este grupo etário constituído por pessoas com mais de 65 anos, sofre de solidão, embora este problema não receba a devida importância. Solidão é um conceito muito vago, uma vez que cada pessoa lhe dá o próprio significado.

Devido à perda do trabalho, com a reforma que diminui o poder de compra e, por vezes, alguma doença que provoca dependência do idoso, estes tendem em isolar-se em casa, tornando a sua vida sedentária e tornando-se também pessoas solitárias, não recebendo visitas. Estas pessoas vêem na televisão o seu melhor amigo, passando o dia inteiro sentados no sofá a assistir a todos os programas. Desta forma, este grupo perde o convívio com pessoas que possam partilhar experiências e conviver.

Muitas vezes esta solidão pode provocar em casos mais extremos o suicídio. Um estudo realizado em Portugal concluiu que metade dos suicídios é praticada pelos idosos, sendo as principais causas a solidão, o isolamento e o receio de não ser capaz de enfrentar a vida.

Não é apenas em casa que os idosos se sentem sós, por vezes famílias tratam os idosos como objectos e uma vez que estes podem ser um problema para a vida dos filhos, pois impedem-nos de viajar ou ter uma vida sem responsabilidades, colocam-nos em lares, onde nunca os visitam. Também os amigos raramente os visitam ou lhes telefonam.

Os idosos que vivem em grandes cidades, por vezes, habitam prédios antigos que não têm elevadores, como estes possuem algumas limitações motoras, não saem de casa e assim isolam-se das pessoas e consequentemente a sua qualidade de vida, como por exemplo, saúde física ou a alimentação, piora.

Outro estudo revelou que os idosos que sofrem de solidão ou isolamento têm uma saúde física e mental mais debilitada. Este estudo mostrou que é importante existirem ligações sociais para a saúde do idoso. Além disso, estes não têm companhia quando necessitam de se deslocarem ao centro de saúde ou ao hospital ou não têm alguém que lhes diga que medicamentos tomar e em que porções.

Deve-se ter atenção a este assunto, já que os idosos sofrem sem precisar de o fazer, porque podem ser ajudados e apoiados. A solidão é um problema grave, podendo levar à morte de idosos se estes chegarem a casos extremos de solidão.

Sem comentários:

Enviar um comentário