quarta-feira, 12 de maio de 2010

Fases de Desenvolvimento

O indivíduo está em crescimento contínuo, desde formas simples de vida até formas mais complexas, isto é, o seu desenvolvimento vai da imaturidade até à maturidade, sendo esse o objectivo. Assim, este progresso, segundo vários autores, divide-se em quatro fases:
  • Desenvolvimento da personalidade (por Erikson) - aqui o individuo depois de ter desenvolvido a sua identidade depara-se com a crise da intimidade, isto é, a capacidade de intimidade psicossocial (sexual, amizade, etc), esta etapa tem um senão, o isolamento, ou seja, a incapacidade de se arriscar para a própria intimidade; outra etapa nesta fase é a generatividade, onde o indivíduo cria a preocupação de ter ou não filhos, de estabelecer e orientar a geração seguinte, esta etapa também possui um senão, a estagnação, isto é, acontece uma regressão na intimidade e um tédio; a última etapa desta fase é a integridade, o indivíduo aceita o seu ciclo de vida e das pessoas para ele importantes, o senão desta etapa é o desespero, onde o indivíduo sente que o tempo é demasiado curto para recomeçar a vida e encontrar rumos alternativos.
Nesta fase Loevinger apresentou também o desenvolvimento do ego, onde o indivíduo cria uma forma de se ver a si e aos outros.
  • Desenvolvimento intelectual/cognitivo - este desenvolvimento efectua-se ao longo da vida e aqui o indivíduo desenvolve o seu raciocínio reflexivo, onde pensa que existe resposta para todos os problemas, vai tentando alcançar o conhecimento e desenvolvendo crenças, pontos de vistas aos contextos que lhe aparecem.
  • Desenvolvimento moral - aqui o indivíduo evolui de um estádio heterómono (obediência à autoridade, egocentrismo, rigorosa adesão a regras e deveres) para um estádio autónomo (capacidade crítica e reflectiva sobre as regras, aplicação dessas regras baseando-se no respeito e compreensão)
  • Desenvolvimento espiritual - esta fase é uma continuação da anterior, onde Fowler afirma que "a e abertura das diferenças culturais e do raciocínio moral, desenvolvem no indivíduo uma visão mais relativa e não tão absoluta da realidade: é o início da para o pensamento relativo e dialéctico", isto é, o indivíduo liberta as suas perspectivas acerca das crenças e acções morais.

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